Bem vindos ao meu blog

Olá amigo (a)!

Estou muito feliz de ter a sua presença no meu cantinho, espero que goste e esta convidado a voltar sempre que quiser.

Beijos Dani

sábado, 18 de abril de 2009

Meu desabafo a respeito de como venho me preparando trabalhar com as tecnologias em sala de aula

Como eu já tenho alguns anos de experiência e atuando como professora e coordenadora pedagógica, vou ser bem sincera nas minhas colocações e dizer que até pouco tempo não me sentia preparada para usar as tecnologias, fazia igual a professora da escola que aparece no vídeo, usa apenas outra metodologia, mas continua na mesma.

A partir do momento que comecei a me deparar com estas dificuldades, procurei buscar mais sobre o assunto e comecei a estudar, fiz uma pós graduação em Gestão Escolar onde desenvolvi a minha monografia neste tema “O papel da informática na educação como ferramenta para auxiliar o professor”, desde 2005 isso me atormenta e escrever sobre isso, me ajudou bastante mas resolvi continuar a estudar e não parei mais, no ano passado iniciei o curso de Mídias na Educação que também tem ajudado muito nesta área das tecnologias e de seu uso na educação. Agora com esta disciplina dentro do curso de pedagogia com certeza vem ajudar mais. Uma vez que não tive esta formação anterior e o que aprendi até o momento foi por dedicação e vontade de conhecer mais sobre estes recursos.

Sendo o papel do professor um facilitador da aprendizagem é dever, portanto, dominar novas tecnologias de ensino; explorar, ao máximo, as amplas possibilidades oferecidas pelos recursos de informática disponíveis; dinamizar as aulas, mesmo as que exijam maior esforço de abstração, e ainda, demonstrar ao aluno a importância de cada assunto abordado, tendo em vista o prosseguimento dos estudos e o futuro exercício profissional. O professor é o principal incentivador da busca do conhecimento porseus alunos. É indispensável que esteja plenamente comprometido com a proposta.

Atualmente me sinto preparada para usar as tics na minha prática, pois aprendi técnicas e conheci outros recursos que podem ser explorados. Mas como estamos vivendo num mundo globalizado onde as tics são criadas, modificadas a todo instante, nunca sabemos tudo, e todo dia é um novo aprendizado, temos que estar sempre em busca de novas informações e atualizações. Por isso nunca estamos preparados precisamos sempre estar em contado com as novidades, literalmente ligados plugados no mundo.

2 comentários:

  1. Dani que bom que você já tem todo esse conhecimento, eu sou quase analfabeta quanto as tecnologias, mas como você diz o geito é buscar esses conhecimentos, agora com essa disciplina (TICs) estou aprendendo um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Oi?Adorei o blog, sou estudante de Pedagogia... tenho que fazer um portfólio, estava pesquisando Diários de Aprendizagem no google e apareceu vc rsrsrs me visite tb www.corpodiscente.blogspot.com faz um tempo que não coloco um post, tô sem tempo...cheia de trabalhos e as provas estão ai rsrsrs mas quando td passar vou colocar coisas novas espero que goste bjs

    ResponderExcluir